As 7 Melhores Panelas de Cerâmica do Mercado

Escolher panelas e outros utensílios domésticos pode ser um desafio e tanto. Afinal, toda marca de panelas sempre promete alta qualidade. Contudo, mesmo com experiência, na hora da compra cada conjunto de panelas sempre vem a dúvida se aquela é mesmo o melhor conjunto no mercado.

Com o passar do tempo, é normal querermos renovar os itens do nosso dia-a-dia na cozinha. Estamos buscando mais facilidade, leveza e, claro, mais sabor!

Nada melhor, então, do que começar a renovação pelo jogo de panelas!

Que tal inovar e adquirir panelas de cerâmica? Elas são a nova onda do mercado, não à toa. Cozinhar nelas faz toda a diferença, seja pelo seu revestimento antiaderente, alta qualidade e ausência de resíduos metálicos!

No geral, panelas 100% feitas em cerâmica tem alta resistência, podendo ser usadas para cozinhar alimentos em altas temperaturas. Panelas com revestimento em cerâmica, por sua vez, ainda são ótimas para impedir o acúmulo de resíduos e de metais pesados, melhorando o sabor dos alimentos.

No guia de hoje, iremos te mostrar as melhores panelas de cerâmica do mercado! Vamos falar sobre todas as suas vantagens e desvantagens e de tudo o que você precisa saber na hora da compra!

Não saia daí!

IMAGEM PANELA CERÂMICA

Ceraflame
  • Panelas feitas completamente em cerâmica
  • Podem ir do fogo e forno ao freezer
Verificar Preço →

Tramontina
  • Design exclusivo
  • Confiança na marca
Verificar Preço →

Polishop Flavorstone
  • Durabilidade reconhecida
  • Variedade de produtos
Verificar Preço →

Brinox
  • Prática no dia a dia
  • Produtos para todos os bolsos
Verificar Preço →

Oxford
  • Inteira de Ceramica
  • Pode ir ao micro-ondas
Verificar Preço →

Hércules
  • Ótimo material antiaderente
  • Alumínio leve e prático
Verificar Preço →

La Cuisine
  • Excelente preço de mercado
  • Fácil higienização
Verificar Preço →

Quais são as Melhores Panelas de Cerâmica do Mercado?

Com todas essas informações, chegou a hora de você conhecer mais detalhes sobre as panelas de cerâmica e entender sua incrível relação de custo benefício!

Comprar panelas deixou de ser algo fácil há muito tempo, não é mesmo? Quem dirá comprar panelas de cerâmica! O mercado hoje oferece várias opções de conjunto de panelas, com cerâmica ou não. Então, escolher os melhores conjuntos de panelas não é tão simples.

É por isso que separamos as 7 melhores marcas de utensílios de cozinha segundo por quem usa as panelas de cerâmica. São elas:

  • Ceraflame
  • Tramontina
  • La Cuisine
  • Oxford
  • Hércules
  • Polishop Flavorstone
  • Brinox.

Confira um pouco mais sobre cada uma delas e escolha à melhor panela de cerâmica para você!

1. Panelas de cerâmica Ceraflame

Panelas de ceramica Ceraflame

Ceraflame nasceu do sonho de um casal de imigrantes alemães que, no Brasil, começaram a fazer canecos de cerveja com revestimento cerâmico em 1954.

De lá para cá, muita coisa mudou e a história dessa família é um verdadeiro exemplo de sucesso. Hoje, as panelas dessa marca estão espalhadas em todo o mundo, se tornando referência de qualidade e durabilidade.

Por isso, é o primeiro item na nossa lista dos melhores conjuntos de panelas! O conjunto de 5 peças das Ceraflame é um verdadeiro campeão de vendas dentre os conjuntos de panelas de cerâmica e oferece todo o básico para renovar a sua vida na cozinha.

Um conjunto de panelas de cerâmica da Ceraflame pode chegar ao dobro do preço de um conjunto de panelas de inox comum. Mesmo assim, o conjunto possui um ótimo custo benefício!

Uma de suas grandes qualidades é que a Ceraflame faz produtos que podem ir ao micro-ondas. Sendo panelas 100% feitas em cerâmica, não vão explodir seu eletrodoméstico. É melhor opção para quem busca um conjunto de panelas versátil, útil para todas as ocasiões.

Em fornos convencionais, as panelas de cerâmica Ceraflame são grandes aliadas no hora de cozinhar. Efetuam um rápido aquecimento devido a sua composição.

Você encontrará diversos tipos de panelas e em vários tamanhos. Por exemplo, assadeiras, café turco, formas, panelas para feijoada, moquequeira e outras tantas formas que complementarão sua cozinha.

Prós
  • Panela inteiramente feita de cerâmica, então pode ir ao forno convencional, a lenha, no fogão e no micro-ondas
  • O material permite choque térmico: sendo possível lavar na água fria ou quente e ir à geladeira
Contras
  • As tampas em cerâmica são mais pesadas que o normal

2. Panelas de cerâmica Tramontina

Panelas de ceramica Tramontina

A Tramontina está no dia-a-dia de todo brasileiro. A marca tem história no país e oferece equipamentos de muitos tipos desde 1911, com foco na cozinha.

A marca é a queridinha do público brasileiro. Com um metal de alta qualidade, abrange todas as necessidades de profissionais e amadores.

Por mais que o metal seja o forte da Tramontina, ela oferece excelentes opções de conjunto em cerâmica, como é o caso da linha Rotonda Ceramic em Aço Inox que oferece mais de um conjunto de panela com revestimento em cerâmica antiaderente.

No lado de fora, temos o excelente material inox, conhecido dos brasileiros. Por dentro, a panela é toda esmaltada em cerâmica branca. O resultado combina beleza com praticidade.

Prós
  • O desenho permite uma apresentação em mesas chiques ou do dia a dia, pois são elegantes e práticas
  • A cerâmica branca combina perfeitamente com o inox, que, além disso, deixa a panela mais leve
Contras
  • Elas não são inteiramente feitas em cerâmica, então só podem ir ao fogão

3. Panelas de cerâmica Polishop Flavorstone

Panelas de cercmica Polishop Flavorstone

A Polishop produz a linha Flavorstone, com panelas e frigideiras feitas com cerâmica, resultando em um dos produtos voltados à cozinha mais procurados da marca.

Isso porque a qualidade atrai quem gosta de panelas com design exclusivo, produzidas com materiais finos e de altíssima categoria. Compatíveis com lava louças e com cabos e alças de revestimento superior, esses modelos não vão desapontar!

Para completar, existem itens como a panela quadrada em tamanho família, a panela sauté, a opção day by day e outros modelos. Como sempre, a Polishop pensa em maneiras diferentes de chegar em seus consumidores.

Prós
  • O material utilizado é de altíssima qualidade, o que faz o conjunto a durar por muito tempo
  • Há diversos tipos de utensílios dependendo do conjunto, o que permite completar sua cozinha com muito mais itens e conjuntos de panelas
Contras
  • Valor praticado acima de marcas com maior reconhecimento de mercado

4. Panelas de cerâmica Brinox

Panelas de ceramica Brinox

Uma lista com os melhores conjuntos de panelas não estaria completa sem a Brinox! Existem mais de 2.500 produtos da Brinox que comprovam seu sucesso no Brasil.

Especializada em artigos domésticos, ela produz itens de diversos segmentos, com foco na cozinha de todo brasileiro. Encontramos não só panelas com revestimento de cerâmica, mas também em aço, aço inox e alumínio.

Se estiver procurando um produto inigualável, conheça a linha Brinox Ceramic Life, um jogo de jantar que entrega quatro diferentes tipos de panela, duas frigideiras, uma assadeira e uma caneca de fogão. Todas com tampa em vidro temperado, cabos e alças revestidos.

Prós
  • Há diversas linhas: alguma delas com certeza cabe no seu bolso!
  • A cerâmica aplicada da Ceramic Life é mais fácil de ser lavada do que outras panelas
Contras
  • A qualidade de algumas peças pode ser comprometida em pouco tempo com riscos na parte interna

5. Panelas de cerâmica Oxford

Panelas de ceramica Oxford

Tradicionais, as panelas Oxford fazem parte da cozinha de muita gente há anos, o que indica a confiança que o consumidor tem em seus produtos. Certamente a Oxford traz muitos dos melhores conjuntos de panelas de cerâmica do mercado!

As peças vêm em diversos tamanhos, e cada jogo de panelas podem vir com vários tipos de panela. Todas são feitas com a intenção de completar o dia a dia dos mais exigentes cozinheiros.

A versão em cerâmica foi produzida de forma sustentável. Podem ser levadas em micro-ondas, forno ou fogão. Podem se lavadas com água fria mesmo quentes e podem ser levadas ao lava louças!

Focando na qualidade e no design, o preço praticado fica mais alto, mas são mais que justificados pelo resultado.

Prós
  • O reconhecimento da marca não é à-toa: a qualidade dos produtos faz toda a diferença, além de poderem ir em diferentes temperaturas
  • Os produtos podem ser lavados na lava-louça, então aguentam bem o calor da água quente sem descascar
Contras
  • O valor de cada conjunto de panelas com revestimento cerâmico costuma ser um pouco alto

6. Panelas de cerâmica Hércules

Panelas de ceramica Hercules

Hércules oferece tantas opções de panelas de cerâmica que seu maior desafio será escolher quais são melhores para você e sua cozinha.

As linhas oferecem cores, tamanhos e modelos diferentes. São vários conjuntos de panelas, como o conjunto de 5 peças campeão de vendas. Além disso, todas elas possuem revestimento cerâmico na parte interna. Sendo assim, o cozimento será feito de maneira uniforme, sem queimar os alimentos.

As panelas possuem tampas de vidro temperado, além de cabos e alças revestidos. Podem ser lavadas em lava louças e sã compatíveis com fornos convencionais e elétricos.

Outra vantagem é o valor, que é ligeiramente mais baixo no mercado. Assim, você vai levar para casa produtos de ótima qualidade pagando menos.

Prós
  • O material é composto por alumínio e cerâmica prensados, sendo mais leves
  • Há diversas cores para você escolher, combinando com seu estilo e sua cozinha
Contras
  • Não é o tipo de panela elegante que pode ser usada para decorar a mesa durante um jantar

7. Panelas de cerâmica La Cuisine

Panelas de ceramica La Cuisine

Quem diria que uma das marcas de panelas mais admiradas dos últimos anos é, na verdade, criação da B2W, empresa brasileira gigantesca, responsável pelos sites Submarino, Americanas e Shoptime.

A fama da empresa não interferiu em nada em sua nova empreitada, resultado em uma das marcas mais admiradas justamente pela qualidade de seus produtos, além da durabilidade e aparência.

Essa é a La Cuisine.

Com a cerâmica antiaderente aplicada em diferentes formatos, existem diversas linhas que entregam uma excelente aparência junto a uma incrível usabilidade. Além de serem resistentes a choque térmico, são livre de metais pesados e podem ir ao forno elétrico e ao lava louças.

A La Cuisine oferece diferentes conjuntos de panelas, como o consagrado conjunto de 5 peças e outras combinações.

A exemplo disso, há mais de um conjunto em aço inox com revestimento cerâmico. Com elas, seu alimentos sempre será perfeitamente cozido. Também há conjuntos de fondue, assadeiras, formas e outros adereços.

Prós
  • O valor de mercado é bastante competitivo, tendo em visto a qualidade do produto
  • A variedade de conjuntos ajuda na hora de escolher, pois, há opções para todos os bolsos e gostos
Contras
  • Só é vendido nas três lojas online detentoras da marca, o que impede a comparação do preço

Como decidir a melhor panela de cerâmica para sua cozinha?

Panelas de cerâmica podem se tornar sua maiores aliadas na cozinha. Para decidir qual é a melhor panela de cerâmica para você, siga essas etapas:

  1. Defina seu orçamento: esses utensílios podem sair um pouco mais caro
  2. Decida se precisa de panelas 100% de cerâmica ou só com revestimento cerâmico
  3. Pense onde você vai usar as panelas de cerâmica: lava louças, forno, micro-ondas, etc.
  4. Você precisa apenas do conjunto de 5 peças ou um jogo de panelas maior?

Para encontrar a melhor panela de cerâmica para sua cozinha, o primeiro passo é considerar se o preço cabe no seu orçamento. Felizmente, existem muitos conjuntos de panelas com revestimento de cerâmica que são mais acessíveis que os outros tipos de panelas 100% feitas no material.

Como vimos acima, existem dois tipos de panelas de cerâmica. A primeira é a mais acessível: a panela com revestimento cerâmico. Com sua composição parcialmente em alumínio inox, ela é mais barata.

O segundo tipo é a panela 100% de cerâmica. Apesar de melhor, é menos acessível.

Contudo, se você quer revolucionar sua cozinha, indicamos um conjunto de panelas totalmente feitas com cerâmica. O calor é mais uniforme e, além disso, você pode usá-las em fornos micro-ondas e em fornos de alta temperatura.

É uma panela mais recomendada, portanto, para cozinheiros mais experientes. Quer dizer, você não precisa ser um profissional, mas comprar panela de cerâmica para cozinhar macarrão instantâneo não vale muito a pena, não é?

Se ainda não chegou lá, o melhor é um jogo de panelas com apenas com revestimento de cerâmica. Conforme você adquirir mais prática e aprende a cozinhas com esses utensílios, pode fazer o upgrade e montar um conjunto totalmente de cerâmica. Sua cozinha vai ficar linda!

Existem panelas de cerâmica em tamanhos diferentes, como todos os tipos. Quando for avaliar qual conjunto de panelas comprar, pense nos modelos que você mais usa.

Por exemplo: sabe aquela sua receita favorita, que você sempre faz para impressionar seus amigos ou sua família? Então, pergunte-se com qual seria a panela perfeita para deixar ela ainda melhor. Procure o mesmo modelo de panela de cerâmica e leve para sua cozinha!

Quando você ver que o que era bom ficou ainda melhor, vai saber que essa é a melhor panela de cerâmica para você!

No geral, todas as panelas são compatíveis com lava louças, possuem cabos e alças revestidos e são muito mais saudáveis.

Pense em todos esses detalhes na hora de comprar a melhor panela de cerâmica para você!

O que é e como reconhecer uma panela de cerâmica?

Reconhecer uma panela de cerâmica ou um jogo de panelas é simples.

Elas são feitas do material, então a aparência é completamente diferente das normalmente encontradas de puro metal.

As tampas, cabos e alças podem ser de outros materiais. Em outros casos, elas são feitas de metal, mas com revestimento cerâmico.

Outra característica desse tipo de panela está em suas cores. Como a cerâmica tem um apelo estético diferente do aço inox, os jogos de panelas com revestimento cerâmico tendem a apresentar designs mais ateantes e coloridos. Isso torna a possibilidade de compra ainda mais ampla.

Por isso, se você estiver pesquisando pelas melhores panelas de cerâmica, procure por essas características, além de identificar o tipo de material que foi utilizado em sua feitura – isso faz diferença, inclusive, no preço.

refeição feita em panela de cerâmica

Qual é a diferença do jogo de panelas de cerâmica no dia a dia?

Agora você já sabe identificar uma panela de cerâmica e sabe como ela é feita e de qual material costuma ser formada. Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre a diferença entre esse tipo de utensílio e o normalmente usado, as panelas de metal?

Melhor preparo dos alimentos

A primeira grande diferença está no resultado do preparo dos alimentos.

Enquanto uma panela comum, de metal, pode proporcionar diferentes tipos de calor em um mesmo cozimento, modificando várias receitas, a de cerâmica tem o efeito contrário.

O revestimento cerâmico distribui o calor igualmente pela sua superfícies. Assim, o cozimento é uniforme. Ou seja, você não precisará se preocupar em ficar mudando o fogo para acelerar ou não o processo, nem vai fritar uma ponta do bife mais do que a outra.

Aliás, deve ser sempre usado o fogo baixo ou médio.

Lavagem mais fácil e compatibilidade com lava louças

Outra grande diferença está na higienização. Você pode lavar sua panela de cerâmica com água morna ou fria, usando a parte amarela da esponja, mais macia.

A cerâmica é muito mais fácil de limpar por suas propriedades antiaderentes, além de ser resistente a riscos. Ou seja, os alimentos não costumam grudar muito, deixando tudo mais fácil. Além disso, a cerâmica antiaderente ainda é compatível com lava-louças.

Resistência a altas temperaturas e a choques térmicos

Além dessa vantagens, as panelas de cerâmica possuem resistência a choques térmicos. Elas não vão rachar quando você esfriá-las na água após tirá-las do fogo.

Elas são muito mais resistentes. Um utensílio de cerâmica pode ser levado a fornos mais potentes. Por essas e outras, é um utensílio muito indicado para quem é profissional ou mais experiente.

alimento servido na panela

Como cozinhar com panelas de cerâmica?

Se você leu tudo até aqui, já sabe que as panelas de cerâmica possibilitam outra experiência na cozinha. Elas podem ser levadas ao forno, ao fogão, ao micro-ondas e até ao freezer sem nenhum problema na sua estrutura.

Além de serem muito mais elegantes, as panelas de cerâmica são muito mais práticas.

Mas cozinhar com as panelas de cerâmica também precisa de uma atençãozinha a mais. Por terem características bem distintas do inox, a cerâmica requer que o cozinheiro ou cozinheira se acostume com elas.

Vamos mostrar tudo o que vcê precisa saber para ter o maior rendimento a cozinha com essas incríveis panelas! Confira e pegue o jeito!

  1. A panela de cerâmica leva um pouco mais de tempo para esquentar
  2. A panela de cerâmica também leva mais tempo para esfriar, então usar fogo alto não é recomendado
  3. Depois que ela esquenta, a panela cozinha o alimento com muito mais eficiência. Assim, você não precisa ficar mexendo picadinhos, por exemplo
  4. O cozimento é mais intenso, então não tire os olhos da panela
  5. Cabos revestidos podem esquentar se você não utilizar a boca certa do fogão
  6. Podem ser levadas em qualquer tipo de forno, elétrico ou convencional

Como manter a qualidade de suas panelas por mais tempo?

Manter o dia a dia na cozinha e não danificar os utensílios domésticos com o tempo é uma tarefa mais complicada do que parece. Panelas arranham, têm o fundo deformado pelo calor e, se você deixar cair sua tampa no chão, é capaz delas não encaixarem nunca mais!

Cuidados podem variar entre o uso correto de utensílios como colheres e garfos, a maneira cera d fazer a higienização e o controle do calor durante o cozimento.

Com o tempo, é natural que você precise trocar seus conjuntos de panelas. Conforme você adquire itens de maior qualidade, eles teoricamente durarão muito mais tempo.

Manutenção da panela de cerâmica

Felizmente, as panelas de cerâmica não são tão sensíveis quanto às outras panelas. Leve isso em consideração quando pensar em comprar panelas de cerâmica!

Assim, antes de comprar panelas de cerâmica é importante saber que mantê-las não é igual a manter panelas de aço inox.

Para que suas panelas durem mais, por exemplo, você precisará tomar alguns cuidados, como ocasionalmente untar antes de usá-las e lavar da forma correta. Mesmo a melhor panela de ceramica está sujeita a danos com o tempo. Outros itens, como colheres de bambu ou silicone, são necessários para cuidar de suas panelas de cerâmica.

É possível que surjam manchas na superfície de cerâmica com o tempo. Caso surjam, por sua vez, existe uma combinação com água, vinagre branco e bicarbonato de sódio que te ajudará a preservar por mais tempo sua panela de cerâmica.

Não usar fogo alto também é uma ótima ideia, para não queimar os alimentos e fazê-los grudar ao fundo. Como a cerâmica esquenta e esfria de modo uniforme, usar fogo alto pode fazer você perder o controle do calor. Então, cuidado!

Quais utensílios você deve ou não utilizar durante o cozimento com panela de cerâmica?

No dia a dia, outro detalhe que costuma escapar na hora de cozinhar é a utilização de utensílios que prejudiquem o material das panelas, como colheres e espátulas de metal.

O uso começa a riscar o fundo da panela e, gradualmente, as laterais também. Isso pode prejudicar o cozimento, soltar partículas da cerâmica nos alimentos e fazer com que todo o material perca seu valor de uso.

Para contornar, então, passe a usar plástico e bambu, os quais estão disponíveis em todos os tipos de materiais, como as colheres e espátulas, além de garfos, conchas e outros adereços.

Tudo para você cozinhar cada vez com mais saúde, gerando alimentos sempre frescos e gostosos.

Resumo das Vantagens e Desvantagens da Panela de Cerâmica

Para te dar um jeito bem fácil de lembrar os benefícios da panela de cerâmica, não saia daqui sem conferir nossa lista com o resumo das suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Mais praticidade pela cerâmica antiaderente no preparo dos alimentos
  • O sabor e a textura dos alimentos é diferenciado pelo cozimento uniforme
  • Facilidade de limpeza e compatibilidade com lava louças
  • Tampa de vidro temperado
  • Se feita 100% em cerâmica, é compatível com micro-ondas
  • Suporta altas temperaturas e choques térmicos
  • Com design mais elegante, as panelas de cerâmica podem ser usadas para servir diretamente os alimentos à mesa
  • Mantém os alimentos quentes por mais tempo

Desvantagens

  • Preço geralmente mais alto
  • Costumam ser mais pesadas do que as panelas de inox
  • Apesar de serem resistentes, eventuais riscos em revestimentos de cerâmica comprometem o uso

Agora, não tem nada mais que você já não saiba sobre as panelas de cerâmica e o que é preciso na hora de comprar os conjuntos de panelas! Não espere mais e escolha a melhor panela de cerâmica para você!

Você já tem experiência cozinhando com panela de cerâmica? Se sim, quanto? Já possui essas incríveis panelas na sua cozinha?