Qual a Melhor Panela para Cozinhar seus Alimentos? Confira 9 Excelentes Opções

Cozinhar é uma arte que com certeza é adorada e realizada por muitas pessoas no mundo todo.

Os tipos de alimentos que podem ser feitos pelos cozinheiros são quase infinitos, porém, cada um deles tem demandas diferentes.

Pensando nisso, existem diversos tipos de panelas que podem oferecer os melhores ganhos em sabor e em saúde para quem vai se alimentar das delícias cozinhadas por você!

Sabemos que as panelas são construídas a partir de muitos materiais diferentes, que muitas vezes confundem quem deseja entrar neste magnífico universo da gastronomia.

Assim sendo, discutiremos abaixo sobre qual a melhor panela para cozinhar, segundo as mais diferentes necessidades de cocção.

Vamos conferir?

O que devo considerar antes de comprar uma panela para cozinhar?

Antes de tudo, você deve analisar o seu estilo de vida e suas necessidades básicas diárias.

Fatores como tempo disponível para limpeza, questões de saúde como problemas cardíacos e condições financeiras de investimento devem ser levados em conta durante sua busca pela panela ideal.

Agora que esses pontos estão devidamente esclarecidos, falaremos sobre as vantagens e desvantagens dos tipos de panelas presentes no mercado.

1. Panelas de alumínio

O alumínio é um metal utilizado pela humanidade há muito tempo. Desde a Roma antiga existem relatos de utensílios forjados a partir desse material.

Uma das grandes vantagens do uso de panelas de alumínio é a alta distribuição de calor e temperatura nesse tipo de material, diminuindo desta forma o tempo de preparo dos alimentos.

Por ser feita a partir de um dos metais mais abundantes da Terra, a panela de alumínio é muito mais acessível economicamente do que as concorrentes que são forjadas a partir de outros metais mais raros.

Perfeitas para fazer uma refeição mais rapidamente, as panelas de alumínio são frequentemente utilizadas no preparo de doces, frituras e demais refeições feitas ao longo do dia.

Essas panelas não costumam grudar muito, facilitando sua limpeza após o uso.

Se forem cuidadas de maneira adequada, essas panelas podem ter uma vida útil grande!

Indicamos o jogo de panelas em alumínio de marcas como a Tramontina, referência na produção de utensílios domésticos dos mais diversos ramos.

panela de alumínio

2. Panela de ferro fundido

O ferro, assim como o alumínio, é um metal utilizado em larga escala na produção de panelas.

Se você alguma vez já se perguntou sobre qual a melhor panela para cozinhar caldos, sopas e cozidos, as panelas de ferro fundido com certeza atendem a esse propósito com maestria.

Esse tipo de panela retém o calor proveniente da chama por horas e horas, sendo muito utilizada na cozinha profissional e amadora, assim como em restaurantes de comida típica, onde os alimentos ficam dispostos sobre o fogão a lenha durante um grande período de tempo.

Outra grande vantagem das panelas de ferro se refere a sua contribuição à saúde humana, pois as mesmas passam ferro para os alimentos e combatem a anemia.

Mas, atenção! As panelas de ferro fundido são muito pesadas, dificultando o uso diário na cozinha.

Essas panelas também devem ser conservadas completamente secas, evitando ferrugens.

3. Panela de cerâmica

As panelas de cerâmica têm garantido seu espaço no mercado de vendas no Brasil.

Esse tipo de panela apresenta uma estética muito bonita, deixando a cozinha de seus donos sempre muito bem apresentada.

As panelas de cerâmica são indicadas para a cocção de alimentos que necessitam de longos cozimentos.

O melhor de tudo é que as panelas feitas de cerâmica de boa qualidade não liberam metais nos alimentos, portanto não apresentam nenhum risco para a nossa saúde!

A única desvantagem dessa panela é a relativa demora que o material tem em esquentar, mas nada que um pouco de paciência não resolva!

A limpeza de panelas feitas a partir desse material é muito simples. Mas, se você tiver qualquer dúvida no assunto, confira nosso artigo que conta em detalhes como limpar sua panela de cerâmica.

Você não vai se arrepender dessa leitura!

alimento servido na panela

4. Panela de aço inox

As panelas de aço inox são conhecidas pela alta durabilidade quando manejadas de maneira correta.

Por serem feitas a partir de aço inoxidável, essas panelas são imunes aos efeitos de oxidação, principais responsáveis pela perda e diminuição da vida útil de panelas.

A cocção de alimentos feitos nas panelas de aço inox costuma ser bastante rápida, já que essas panelas esquentam muito rapidamente, distribuindo o calor uniformemente quando aquecidas.

Figuram entre as melhores panelas quando se trata da cocção de alimentos do dia a dia.

Porém, não são muito recomendadas no quesito fritura, já que as panelas de aço inox esquentam bastante rápido.

Fácil de limpar, essas panelas podem ser levadas a lava-louça sem problemas.

Com certeza, uma ótima opção para quem procura saber mais sobre a grande variedade de panelas!

5. Panela de vidro temperado

As panelas de vidro são bastante procuradas por pessoas que fazem refogados no seu dia a dia.

Apresentam uma estética bem modernizada e bonita, permitindo que o cozinheiro tenha uma visão mais clara de todo o processo.

A facilidade de limpar essas panelas constitui o principal diferencial das mesmas.

O revestimento em vidro não solta partículas maléficas à saúde, dificultando também a proliferação de qualquer organismo responsável pelo acometimento de doenças no ser humano.

As panelas de vidro possuem poucas desvantagens em relação às outras, porém, são um pouco frágeis, não podendo ser derrubadas de alturas muito grandes.

Evite também o choque térmico neste tipo de material.

6. Panela de barro

As panelas de barro são conhecidas por garantir um sabor inigualável aos alimentos.

Essas panelas, com certeza, desfrutam do título de melhores panelas para se fazer um bom caldo ou sopa.

Esse tipo de panela se caracteriza por demorar bastante para aquecer, todavia, após o aquecimento do barro, esse material pode conservar o calor da comida por horas.

Entretanto, a panela de barro é um produto relativamente frágil, necessitando de diversos cuidados para que sua vida útil aumente de maneira considerável.

Geralmente são feitas de maneira artesanal, por serem construídas a partir de uma matéria-prima de fácil acesso às pessoas.

panelas de barro

7. Panelas de cobre

Você já se interessou por confeitaria em algum momento da sua vida? Se a resposta for sim, essa panela definitivamente foi feita para doces!

A arte de fazer doces, na gastronomia, é considerada por muitos especialistas a mais difícil, já que os produtos feitos de açúcar dependem de grande precisão e controle de temperaturas.

Por isso a panela de cobre é tão indicada para a confecção de doces, já que os recipientes de cobre conduzem a temperatura de um jeito extremamente eficiente.

Porém, a panela de cobre também é indicada para todos os pratos que você quiser fazer!

De lavagem fácil e rápida, essa panela não vai exigir de você grandes empreitadas.

Porém, tenha atenção com o contato de componentes ácidos com o cobre! Esses componentes podem desprender partículas do metal e transferi-las para o alimento.

8. Panela antiaderente à base de teflon

Sabemos que muitas vezes a preocupação com relação à lavagem das panelas pode ser a questão principal entre os cozinheiros, já que nem todas as pessoas possuem tanto tempo para lavar as louças.

Para diminuir a quantidade de tempo durante as lavagens, os utensílios e panelas à base de teflon foram projetados para não deixar grudar nenhum tipo de alimento!

Ou seja, além de você não precisar usar nenhum ou pouco óleo durante a cocção de seus alimentos, você também não precisa se preocupar com partículas indesejadas na sua comida. Já que o teflon é um material comprovadamente pouco reativo, as vantagens para a saúde são inúmeras.

A facilidade de limpeza dos componentes antiaderentes diminui muito o risco de contaminação dos alimentos por micro-organismos.

Essa panela também possui poucas desvantagens que podem ser citadas, mas o principal exemplo de desvantagem se refere ao cuidado necessário para a limpeza do teflon.

Devem ser usadas esponjas macias. Não use palha de aço durante o processo de lavagem!

Muitas pessoas se perguntam sobre qual panela é melhor: a antiaderente ou a de cerâmica.

Para responder essa pergunta, não deixe de ler o nosso incrível artigo que explica tudinho sobre quando escolher entre antiaderente e/ou cerâmica.

Air Fryer

9. Air fryer como componente auxiliar da cozinha

Muitas pessoas vêm complementando o uso dos tradicionais fogões elétricos e panelas com o uso de fritadeiras a ar, conhecidas também pelo seu nome em inglês Air fryer.

Essas fritadeiras ganharam um espaço gigantesco no mercado gastronômico nos últimos anos, pois essa tecnologia faz com que os alimentos sejam preparados de maneira relativamente rápida e sem uma única gota de óleo, contando com um dispensador de gordura que drena os excessos que são soltos pelos alimentos.

Os benefícios à saúde que essas fritadeiras trouxeram são inúmeros, por isso, existem diversos tipos de fritadeiras das mais variadas marcas.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essas tecnologias revolucionárias, não perca tempo e leia nosso artigo sobre as melhores air-fryer.

É sua vez de encontrar qual a melhor panela para cozinhar!

Curtiu nosso artigo? Agora, de acordo com as suas necessidades e expectativas, é hora de você pesquisar e encontrar a panela mais adequada para seu uso. Boa sorte!